Para mim,toda consciência deveria ser clara, transparente,feito a água do rio que corre sem controle.
No entanto, bem sabemos que, cada um está em um nível de consciência diferente: Uns, mais evoluidos. Outros, nem tanto.
Mas, no Brasil, em 20 de Novembro é comemorado o dia da consciência negra, em homenagem àquele que nasceu em Palmares e lá morreu, resistindo aos ataques contra seu povo oprimido. NOSSO VERDADEIRO HERÓI.
Esse dia serve para que você reflita sobre pontos de vista e passe a aceitar as pessoas, como elas são, sem julgá-las ou condená-las, por crença, religião ou não, cor da pele e condição social ou preferência sexual.
E que crave bem na sua memória que TODOS SOMOS IGUAIS, PERANTE A LEI E PERANTE AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.
Leiam os documentos abaixo e pesquisem sobre o dia da consciência negra.
Após a pesquisa e leitura, faça um texto (15 linhas, individual e manuscrito) comentando a importância desse dia. (1,0).
Depois (por turma) façam um mural sobre o tema (2,0 pts).
Entregar o texto e afixar o mural até o dia 20 de Novembro.
DOCUMENTOS SOBRE A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL
13 de maio de 1888 - Petrópolis
Meus queridos e bons pais.
Não sabendo por qual começar hoje: mamãe por ter tanto sofrido estes dias; papai pelo dia que é, escrevo a ambos juntamente.
É de minha cama que o faço, sentindo necessidade de esticar-me depois de muitas noites curtas, dias aziagos e excitações de todos os gêneros. O dia de trás-ontem foi um dia de amargura para mim e direi para todos os brasileiros e outras pessoas que os amam. Graças a Deus, desde ontem respiramos um pouco e hoje de manhã as notícias sobre papai eram muito tranqüilizadoras. Também foi com o coração mais aliviado que perto de uma hora da tarde partimos para o Rio a fim de eu assinar a grande lei, cuja maior glória cabe a papai, que há tantos anos esforça-se para um tal fim. Eu também fiz alguma coisa e confesso que estou bem contente de também ter trabalhado para idéia tão humanitária e grandiosa. A maneira pela qual tudo se passou honra nossa pátria e tanto maior júbilo me causa. Os nossos autógrafos da lei e o decreto foram assinados às três e meia, em público, na sala que precede a grande do trono, passada a arranjar depois de sua partida. O Paço (mesmo as salas) e o Largo estavam cheios de gente, e havia grande entusiasmo, foi uma festa grandiosa, mas o coração apertava-se me lembrando que papai aí não se achava! Discursos, vivas, flores, nada faltou, só a todos faltava saber papai bom e poder tributar-lhe todo o nosso amor e gratidão. Às quatro e meia embarcávamos de novo e em Petrópolis novas demonstrações nos esperavam, todos estando também contentes com as notícias de manhã de papai. Chuvas de flores, senhoras e cavalheiros armados de lanternas chinesas, foguetes, vivas. Queriam puxar meu carro, mas eu não quis e propus antes vir a pé com todos da estação. Assim o fizemos, entramos no Paço para abraçarmos os meninos e continuamos até a igreja do mesmo feitio que viemos da estação. Um bando de ex-escravos fazia parte do préstito, armados de archotes. Chuviscava e mesmo choveu, mas nessas ocasiões não se faz caso de nada. Na igreja tivemos nosso mês de Maria sempre precedido do terço dito em intenção de papai e de mamãe. Não são as orações que têm faltado; por toda a parte se reza e se manda rezar, e esta manhã, nas Irmãs, tivemos uma comunhão por intenção de papai. Comungamos nós dois e umas quarenta senhoras.
Boas noites, queridos, queridíssimos!!!
Saudades e mais saudades!!!
16 de maio
Tudo está em festa pela lei, coincidindo com estas as melhoras de papai. Já estivemos hoje no Paço da Cidade para receber comissões e uma missa na igreja do Rosário mandada dizer pela Irmandade dos pretinhos por intenção de papai. Reina entusiasmo grande por toda a parte.
Adeus, meus queridos e bons pais, aceitem mil abraços e beijos saudosíssimos e deitem-nos sua bênção.
Sua filhinha que tanto os ama.
Isabel, condessa d'Eu
[Extraído de Paulo Bonavides & R. A. Amaral Vieira. Textos políticos da história do Brasil (Independência - Império - I). Fortaleza: Imprensa Universitária da Universidade Federal do Ceará, s/d, pp. 786-7.]
A ABOLIÇÃO ABOLIU O QUÊ?
“As datas históricas têm o sentido que cada geração, ou cada grupo social, lhes dá. O centenário da abolição da escravidão tem dado margem a um grande debate em torno do sentido do 13 de Maio. Há hoje vários 13 de Maio competindo por corações e mentes. Há o 13 de Maio tradicional, o da princesa Isabel, o da magnanimidade da coroa, da doação da liberdade. Trata-se de espécie em extinção. Sobrevive em cartilhas escolares, na fala de homens de governo e, queiram ou não os militantes negros, em setores populares da população negra. No pólo oposto, há o 13 de Maio maldito, o 13 de Maio engodo, empulhação, golpe branco contra o avanço da população negra. É espécie em ascensão. Foi gerado e expande-se especialmente dentro dos movimentos negros. Para substitui-la na mitologia social constrói-se outra data histórica, o 20 de Novembro, morte de Zumbi. Enfim, há o 13 de Maio crítico, espécie também em ascensão. O valor positivo da data é mantido mas sob luz diferente. A ênfase deixa de cair sobre a ação da princesa, ou do governo em geral, e se transfere para o movimento popular, aí incluída a reação dos próprios escravos. Em vez de doação real, a data é vista como conquista popular. Tal versão germina nos meios acadêmicos envolvidos na revisão da historiografia da escravidão. (...)
A primeira versão deve ser deixada morrer em paz. A segunda estabelece oposição falsa entre o 13 de Maio e o 20 de Novembro, ao caricaturar o primeiro e mitificar o segundo. A terceira abre perspectivas de debates que me parecem mais promissoras se o problema negro for visto, como creio dever ser, como problema nacional e não apenas como dizendo respeito a minoria oprimida. Mas na revisão do sentido da data é preciso ir além da estéril dicotomia doação-conquista. É preciso explorar outros sentidos que tornem o 13 de Maio mais inteligível e mais relevante para os dias de hoje.
O entendimento da abolição no Brasil pode ser facilitado pela comparação com outros processos abolicionistas. Pelo contraste que apresenta, usarei aqui o caso americano. Há diferenças entre os casos brasileiro e americano que têm sobrevivido ao revisionismo histórico. Talvez a diferença mais saliente e mais relevante esteja no caráter de polaridade e de conflito que marcou a abolição nos Estados Unidos em contraste com a lentidão, a ambigüidade e a menor presença de conflito no processo brasileiro. Creio que tal diferença está na raiz da distância que separa hoje, em termos de educação, ocupação e renda, as populações negras americana e brasileira.
De onde vem a diferença? Havia nos Estados Unidos, antes da abolição, uma polarização, uma divisão clara entre norte e sul, entre uma sociedade em que predominavam, apesar do racismo, valores liberais ou até mesmo, em alguns setores, libertários, e uma sociedade escravocrata. O escravo que fugia para o norte fugia para fora da sociedade escravista, para usar expressão de Eduardo Silva. O norte era o grande quilombo negro, assim como fora um grande quilombo branco formado por vítimas da perseguição religiosa na Inglaterra. Quem fugia para o norte ingressava em um mundo que, pelo menos em potencial, fornecia os valores e os instrumentos políticos para a formação de um cidadão.
Não assim no Brasil. Aqui nem mesmo os quilombolas fugiam
para fora da sociedade escravista. Mantinham-se em contato com essa sociedade seja pelo comércio de mercadorias, seja pelo comércio de valores. Sabe-se, por exemplo, que mesmo em Palmares, símbolo atual da libertação negra, havia escravos. Os escravos que, às vésperas da abolição, fugiam para as cidades também permaneciam dentro do sistema. Apenas se deslocavam dentro das entranhas do monstro. Os que fugiam para o Rio de Janeiro, para a capital do Império, no máximo conseguiam atacar-se na cabeça do monstro.
A importância disto é muito grande. A impossibilidade de fuga para fora alterava o sentido da abolição. Pois qual era a sociedade dentro da qual permaneciam escravos e libertos? Qual era a sociedade da qual era impossível fugir? Era uma sociedade marcada por valores de hierarquia, de desigualdade; marcada pela ausência dos valores de liberdade e de participação; marcada enfim pela ausência da cidadania. Era uma sociedade em que a escravidão como prática, senão como valor, era amplamente aceita. Possuíam escravos não só os barões do açúcar e do café. Possuíam-nos também os pequenos fazendeiros de Minas Gerais, os pequenos comerciantes e burocratas das cidades, os padres seculares e as ordens religiosas. Mais ainda: possuíam-nos os libertos. Negros e mulatos que escapavam da escravidão compravam seu próprio escravo se para tal dispusessem de recursos. A penetração do escravismo ia ainda mais fundo: há casos registrados de escravos que possuíam escravos. O escravismo penetrava na própria cabeça escrava. Se é certo que ninguém no Brasil queria ser escravo, é também certo que muitos aceitavam a idéia de possuir escravo. (...)
O 13 de Maio não deve ser descartado porque teve sentido positivo. Não pode, por exemplo, ser comparado com as proclamações da independência e da república a que o povo assistiu bestializado. O 13 de Maio foi o coroamento da primeira mobilização nacional da opinião pública, mobilização a que aderiram escravos, libertos, estudantes, jornalistas, advogados, intelectuais, empregados públicos, setores do operariado. Como tal, sua importância não pode ser ignorada. Mas, como vimos, em termos dos resultados, a abolição aboliu muito pouco. A distância que separava o ex-escravo da condição de cidadão era enorme, como continua enorme até hoje a distância que separa a população negra da mesma condição.
José Bonifácio, em sua justamente famosa representação à Assembléia Constituinte de 1823, chamou a escravidão de cancro mortal que ameaçava os fundamentos da nação. A abolição veio demonstrar que o cancro é mais profundo, que a metástase atinge o corpo inteiro da nação. Ele tem a ver com os valores hierárquicos e sua carga de preconceitos que estruturam nossa sociedade, bloqueiam a mobilidade, impedem a construção de uma nação democrática. A batalha da abolição, como perceberam alguns abolicionistas, era uma batalha nacional. Esta batalha continua hoje e é tarefa da nação. A luta dos negros, as vítimas mais diretas da escravidão, pela plenitude da cidadania, deve ser vista como parte desta luta maior. Hoje, como no século XIX, não há possibilidade de fugir para fora do sistema. Não há quilombo possível, nem mesmo cultural. A luta é de todos e é dentro do monstro. "
José Murilo de Carvalho, publicado no jornal Folha de São Paulo.
Abraços a todas e consciência clara,
Náuplia
sábado, 30 de outubro de 2010
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
BRASILEIRO RECLAMA DE QUÊ????????
O Brasileiro é assim:
1. - Saqueia cargas de veículos, acidentados, nas estradas.
2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes, debaixo de placas proibitivas.
3. - Suborna, ou tenta subornar, quando é pego cometendo infração.
4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo e até dentadura.
5. - Fala no celular enquanto dirige.
6. - Trafega pela direita, nos acostamentos, num congestionamento.
7. - Pára em filas duplas, triplas, em frente às escolas.
8. - Viola a lei do silêncio.
9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas
desculpas.
11. - Espalha mesas e churrasqueiras nas calçadas.
12. - Pega atestados médicos, sem estar doente, só para faltar ao
trabalho.
13. - Faz " gato " de luz, de água e de tv a cabo ou compra um "gabiru".
14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado,
muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de
renda, para pagar menos imposto.
16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade, através
do sistema de cotas.
17. - Quando viaja a serviço, pela empresa, se o almoço custou 10
pede nota fiscal de 20.
18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se
fosse pouco rodado.
21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são
pirata.
22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da
roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fézinha no jogo de bicho.
26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como:
clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que
recebe das empresas onde trabalha.
28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que
ainda não foi inventado.
29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o
fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes,
não devolve.
31. - Dá Trocadinho pra crianças e mendigos no sinal, incentivando ao não trabalho e a vida facil, e pensa que assim pode ficar com a conciencia tranquila de que está fazendo um ato de solidariedade e ajudando os mais necessitados.
ETC, ETC, ETC......
E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas...
Esses políticos que aí estão, saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior!
Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo!
NÁUPLIA
1. - Saqueia cargas de veículos, acidentados, nas estradas.
2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes, debaixo de placas proibitivas.
3. - Suborna, ou tenta subornar, quando é pego cometendo infração.
4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo e até dentadura.
5. - Fala no celular enquanto dirige.
6. - Trafega pela direita, nos acostamentos, num congestionamento.
7. - Pára em filas duplas, triplas, em frente às escolas.
8. - Viola a lei do silêncio.
9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas
desculpas.
11. - Espalha mesas e churrasqueiras nas calçadas.
12. - Pega atestados médicos, sem estar doente, só para faltar ao
trabalho.
13. - Faz " gato " de luz, de água e de tv a cabo ou compra um "gabiru".
14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado,
muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de
renda, para pagar menos imposto.
16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade, através
do sistema de cotas.
17. - Quando viaja a serviço, pela empresa, se o almoço custou 10
pede nota fiscal de 20.
18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se
fosse pouco rodado.
21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são
pirata.
22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da
roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fézinha no jogo de bicho.
26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como:
clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que
recebe das empresas onde trabalha.
28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que
ainda não foi inventado.
29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o
fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes,
não devolve.
31. - Dá Trocadinho pra crianças e mendigos no sinal, incentivando ao não trabalho e a vida facil, e pensa que assim pode ficar com a conciencia tranquila de que está fazendo um ato de solidariedade e ajudando os mais necessitados.
ETC, ETC, ETC......
E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza-se com a farra das passagens aéreas...
Esses políticos que aí estão, saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior!
Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo!
NÁUPLIA
Trabalho para o 306 - 6,0 pts
Meus queridos, bom final de semana e bom feriado, não esquecendo de votar consciente, pensando no povo brasileiro e em nossas lutas.
O Brasil tornou-se um país respeitado e forte. Mas, nem sempre foi assim.
Hoje, temos o orgulho de sermos ouvidos lá fora e termos participação efetiva em diversas questões de ordem mundial.
Dentre estas questões, devemos analisar o fundamentalismo que ronda o mundo e, não deixa o Brasil de fora.
Pesquisem os movimentos fundamentalistas no mundo (impresso) e no Brasil (impresso) e analise-os (manuscrito, 1,0 pt), para debate em sala. (2,0 opts).
Pesquisem, também, as questões atuais que assolam o mundo: crises financeiras (do número 01 ao 5); terrorismo (do número 06 ao 10); tráfico de drogas e armas (do número 11 ao 15); intolerância (do número 16 ao 20); pobreza (do número 21 ao 25) e corrupção (do número 26 ao 30). Do número 31 ao último, pesquisem os avanços científicos e tecnológicos. Façam uma análise escrita (1,0 pt) e apresentem para debate em sala. (2,0 pts). PARA 08/11.
Façam um resumo para os colegas.
Acredito em vocês!
Acreditem também!
Bom feriado e até quarta-feira,
Náuplia
O Brasil tornou-se um país respeitado e forte. Mas, nem sempre foi assim.
Hoje, temos o orgulho de sermos ouvidos lá fora e termos participação efetiva em diversas questões de ordem mundial.
Dentre estas questões, devemos analisar o fundamentalismo que ronda o mundo e, não deixa o Brasil de fora.
Pesquisem os movimentos fundamentalistas no mundo (impresso) e no Brasil (impresso) e analise-os (manuscrito, 1,0 pt), para debate em sala. (2,0 opts).
Pesquisem, também, as questões atuais que assolam o mundo: crises financeiras (do número 01 ao 5); terrorismo (do número 06 ao 10); tráfico de drogas e armas (do número 11 ao 15); intolerância (do número 16 ao 20); pobreza (do número 21 ao 25) e corrupção (do número 26 ao 30). Do número 31 ao último, pesquisem os avanços científicos e tecnológicos. Façam uma análise escrita (1,0 pt) e apresentem para debate em sala. (2,0 pts). PARA 08/11.
Façam um resumo para os colegas.
Acredito em vocês!
Acreditem também!
Bom feriado e até quarta-feira,
Náuplia
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Trabalho de História para os terceiros anos 8,0 pts
Meus queridos alunos, bom feriado a todos e votem com a consciência de estarem fazendo o melhor para o povo desse país: NÓS.
Hoje, votar é um direito de todos, mas, nem sempre foi assim.
Pesquisem (impresso) as nossas constituições e façam uma análise (manuscrita) desse direito em todos os períodos da nossa História, desde a Constituição de 1824 (aquela da mandioca) até a de 1988. (Valor: 2,0 pts). Para o dia 08/11 ou 09/11, depende da turma. Para entregar.
E viva a República!!!!!!!!!!!!!
E viva o 15 de Novembro, feriadão!!!!!!!!!!!
Porquê?????????
Nesse dia houve a mudança do regime de governo do Brasil de Império para República.
E o que isso significou?
A perspectiva de escolha do governante da nação.
E como se deu esta escolha em todos os períodos da nossa História republicana?
Do número 01 ao 10, pesquisem (impresso), analisem (manuscrito) e apresentem aos colegas (oralmente), como foi o processo de implantação da República da Espada e suas crises e sucessos. Montem um cartaz e um resumo para os colegas. Para 08/11 - 302 e 304 e para 09/11 demais turmas.
Do número 11 ao 20, pesquisem (impresso), analisem (manuscrito) e apresentem aos colegas (oralmente), como foi o período da República Velha, as escolhas dos presidentes, a primeira guerra e as revoltas. Montem um cartaz e um resumo para os colegas. Para 08/11 - 302 e 304 e 09/11 demais turmas.
Do número 21 ao 30, pesquisem (impresso), analisem (manuscrito) e apresentem (oralmente), como foi a chegada de Getúlio Vargas ao poder (em 1930), sua permanência, a segunda guerra e a sua queda (em 1945). Montem um cartaz e um resumo para os colegas. Para 09/11 - 302 e 304 e para 10/11 demais turmas.
Do número 31 ao último, pesquisem (impresso), analisem (manuscrito) e apresentem (oralmente), os governos populistas (de 1945 a 1964). Montem um cartaz e um resumo para os colegas. Para 09/11 - 302 e 304 e para 10/11 demais turmas.
Valor: 6,0 pts. Sendo: 1,0 pesquisa; 1,0 análise; 1,0 cartaz; 1,0 resumo; 2,0 apresentação.
Bom trabalho a todos, bom feriado e até a próxima aula.
Acredito em vocês!
Acreditem também!
Náuplia
Hoje, votar é um direito de todos, mas, nem sempre foi assim.
Pesquisem (impresso) as nossas constituições e façam uma análise (manuscrita) desse direito em todos os períodos da nossa História, desde a Constituição de 1824 (aquela da mandioca) até a de 1988. (Valor: 2,0 pts). Para o dia 08/11 ou 09/11, depende da turma. Para entregar.
E viva a República!!!!!!!!!!!!!
E viva o 15 de Novembro, feriadão!!!!!!!!!!!
Porquê?????????
Nesse dia houve a mudança do regime de governo do Brasil de Império para República.
E o que isso significou?
A perspectiva de escolha do governante da nação.
E como se deu esta escolha em todos os períodos da nossa História republicana?
Do número 01 ao 10, pesquisem (impresso), analisem (manuscrito) e apresentem aos colegas (oralmente), como foi o processo de implantação da República da Espada e suas crises e sucessos. Montem um cartaz e um resumo para os colegas. Para 08/11 - 302 e 304 e para 09/11 demais turmas.
Do número 11 ao 20, pesquisem (impresso), analisem (manuscrito) e apresentem aos colegas (oralmente), como foi o período da República Velha, as escolhas dos presidentes, a primeira guerra e as revoltas. Montem um cartaz e um resumo para os colegas. Para 08/11 - 302 e 304 e 09/11 demais turmas.
Do número 21 ao 30, pesquisem (impresso), analisem (manuscrito) e apresentem (oralmente), como foi a chegada de Getúlio Vargas ao poder (em 1930), sua permanência, a segunda guerra e a sua queda (em 1945). Montem um cartaz e um resumo para os colegas. Para 09/11 - 302 e 304 e para 10/11 demais turmas.
Do número 31 ao último, pesquisem (impresso), analisem (manuscrito) e apresentem (oralmente), os governos populistas (de 1945 a 1964). Montem um cartaz e um resumo para os colegas. Para 09/11 - 302 e 304 e para 10/11 demais turmas.
Valor: 6,0 pts. Sendo: 1,0 pesquisa; 1,0 análise; 1,0 cartaz; 1,0 resumo; 2,0 apresentação.
Bom trabalho a todos, bom feriado e até a próxima aula.
Acredito em vocês!
Acreditem também!
Náuplia
Trabalho de História para o primeiro ano.
Meus queridos,
saímos do Império e viva a República!!!!!!!!!!
Em 15 de Novembro próximo comemora-se o aniversário da implantação da República no Brasil.
Pesquise sobre este processo e, após a pesquisa (impressa) analise (manuscritamente, 10 linhas) como foi a proclamação da república no Brasil. (2,0 pts).
Após a proclamação, teve início os governos republicanos.
Do número 01 ao 10, pesquisem sobre a República da Espada (impresso) e analisem esse período, apresentando para a turma esta análise (oralmente, dividam-se!). Montem um resumo e distribuam com os colegas e façam um cartaz. Para o dia 08/11.
Do número 30 ao último, pesquisem sobre as revoltas desse período acima (impresso) e analisem as suas causas, apresentando para os colegas (oralmente, dividam-se). Montem um resumo para os colegas e façam um cartaz. Para o dia 08/11
Do número 11 ao 20, pesquisem sobre a República Velha ou do Café com Leite (impresso) e analisem esse período, apresentando para a turma (oralmente, dividam-se). Montem um resumo para os colegas e façam um cartaz. Para o dia 08/11.
Do número 21 ao 30, pesquisem sobre as revoltas desse período acima (impresso) e analisem as causas delas, apresentando para a turma (oralmente, dividam-se). Montem um resumo para os colegas e façam um cartaz. Dia 09/11.
Valor: 4,0 pts - Sendo: 1,0 pt a pesquisa; 0,5 pt o cartaz; 0,5 pt o resumo; 2,0 a apresentação.
Bom trabalho a todos, sucesso e um ótimo feriado!!!!!!!!!!!!
Acredito em vocês,
Náuplia
saímos do Império e viva a República!!!!!!!!!!
Em 15 de Novembro próximo comemora-se o aniversário da implantação da República no Brasil.
Pesquise sobre este processo e, após a pesquisa (impressa) analise (manuscritamente, 10 linhas) como foi a proclamação da república no Brasil. (2,0 pts).
Após a proclamação, teve início os governos republicanos.
Do número 01 ao 10, pesquisem sobre a República da Espada (impresso) e analisem esse período, apresentando para a turma esta análise (oralmente, dividam-se!). Montem um resumo e distribuam com os colegas e façam um cartaz. Para o dia 08/11.
Do número 30 ao último, pesquisem sobre as revoltas desse período acima (impresso) e analisem as suas causas, apresentando para os colegas (oralmente, dividam-se). Montem um resumo para os colegas e façam um cartaz. Para o dia 08/11
Do número 11 ao 20, pesquisem sobre a República Velha ou do Café com Leite (impresso) e analisem esse período, apresentando para a turma (oralmente, dividam-se). Montem um resumo para os colegas e façam um cartaz. Para o dia 08/11.
Do número 21 ao 30, pesquisem sobre as revoltas desse período acima (impresso) e analisem as causas delas, apresentando para a turma (oralmente, dividam-se). Montem um resumo para os colegas e façam um cartaz. Dia 09/11.
Valor: 4,0 pts - Sendo: 1,0 pt a pesquisa; 0,5 pt o cartaz; 0,5 pt o resumo; 2,0 a apresentação.
Bom trabalho a todos, sucesso e um ótimo feriado!!!!!!!!!!!!
Acredito em vocês,
Náuplia
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
RECUPERAÇÃO PARALELA
Leia o artigo sobre o Iluminismo e faça comentários sobre trechos dele.
Valerá 1,0 ponto extra até o dia da prova global e será somado a ela.
Não valerá cópia, reprodução do trecho ou plágio. Faça um comentário pessoal e historicamente correto.
Você pode, use a inteligência e competência que eu sei que vc tem.
Bom trabalho!
Náuplia
Valerá 1,0 ponto extra até o dia da prova global e será somado a ela.
Não valerá cópia, reprodução do trecho ou plágio. Faça um comentário pessoal e historicamente correto.
Você pode, use a inteligência e competência que eu sei que vc tem.
Bom trabalho!
Náuplia
Deus que livre vocês
… Oh! Meu deus!
Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que
livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos…
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos “prontos” mediocremente
embalados nos livros didáticos descartáveis
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, e repetindo, e
repetindo…
Eu também queria uma escola que ensinasse você a conviver, a cooperar, a respeitar,
a esperar, a saber viver numa comunidade, em união.
Que você aprendesse a transformar e criar.
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama,
cada emoção.
Ah! E antes que eu me esqueça:
Deus que livre vocês de um professor incompetente.
Carlos Drummond de Andrade
SUCESSO A TODOS!
NÁUPLIA
Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que
livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos…
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos “prontos” mediocremente
embalados nos livros didáticos descartáveis
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, e repetindo, e
repetindo…
Eu também queria uma escola que ensinasse você a conviver, a cooperar, a respeitar,
a esperar, a saber viver numa comunidade, em união.
Que você aprendesse a transformar e criar.
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama,
cada emoção.
Ah! E antes que eu me esqueça:
Deus que livre vocês de um professor incompetente.
Carlos Drummond de Andrade
SUCESSO A TODOS!
NÁUPLIA
Assinar:
Postagens (Atom)