sábado, 13 de março de 2010

Globalização, para todas as turmas de terceiro ano.

Vocês tem até sexta-feira (19/03/10) para comentar a questão.

Bom trabalho,
Náuplia

67 comentários:

  1. Globalização é a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.

    Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado. As guerras que sempre foram de caráter bélico, na idade contemporânea é cada vez mais econômica e o campo de batalha é o mercado mundial, altamente globalizado. A invasão atual muitas vezes se dá instantaneamente, on-line, via redes mundiais de computadores.

    Os fluxos de capitais produtivos, também conhecidos como investimentos estrangeiros, cresceram significativamente após a Segunda Guerra Mundial. O seu crescimento é a face mais visível da globalização. A maioria dos países empenha-se cada vez mais em atrair investimentos produtivos, porque geram riquezas e estimulam o crescimento econômico.

    Os principais agentes da globalização da produção são as grandes corporações multinacionais. Segundo dados apresentados no relatório da UNCTAD, em 1998 já havia cerca de 53 mil corporações transnacionais, com 450 mil filiais espalhadas pelo mundo.


    Pâmela Marques R. Reis 306

    ResponderExcluir
  2. Ops,, Comentário errado !!

    ResponderExcluir
  3. A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    Lais Helena 304

    ResponderExcluir
  4. Priscila Cristina Gonçalves 302 -
    A cada dia que passa o mundo está ficando cada vez menor. Parece ser loucura, mas é a pura verdade. Hoje a informação chega praticamente de forma simultânea a qualquer lugar do planeta.
    Isso está acontecendo graças globalização que encurtou a distancia entre as pessoas. Atualmente nós podemos nos relacionar com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, seja pelo celular ou pela internet. Alem disso, temos acesso a informação ilimitada, basta acessar a internet e pronto, o mundo estará na tela do seu computador. Hoje temos muito mais informação em um dia do que em uma vida inteira comparado a alguém da idade media.
    Com o passar do tempo, o mundo tende a ficar cada vez mais globalizado, o que irá tornar as coisas muito mais rápidas e praticas. Então só nos resta aproveitar os benefícios que a globalização tem a nos dar.

    Abraços...Priscila Cristina Gonçalves 302

    ResponderExcluir
  5. A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.

    A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada quase que em tempo real.

    O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado.

    A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista se tornou predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.

    A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
    O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

    Breno Moura Linhares 306

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,304
    A globalização mundial envolve aspectos sociais, econômicos e políticos.Desde a Revolução Industral e a evolução na telecomunicação que o mundo cresceu e se dedsenvolveu de uma maneira estrondosa e muito rápida.
    O fortalecimento do capitalismo no mundo fortaleceu a globalização, principalmente nos aspectos econômico e comercial.As informações são trocadas por países praticamente em tempo real, e isso antigamente era impossível.
    O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas.O comercio, as relações internacionais,a telecomunicação em geral, tudo se estreitou devido a globalização.

    ResponderExcluir
  7. Thays Rodrigues, turma 304

    A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

    A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação.

    A globaloização ocorre da seguinte maneira:

    O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade.
    - Instala a sua fábrica aonde a mão de obra é mais barata. O lugar não importa muito para onde serão vendidos os produtos.
    - Após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.

    Em suma, na globalização você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.

    ResponderExcluir
  8. Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.

    Luciana de Paula turma 303

    ResponderExcluir
  9. O mundo globalizado que se vê hoje é um mundo cada vez menor, em relações as distancias, as comunicações encurtaram um exemplo da globalização no mundo é a rede da INTERNET, que liga o mundoPorém a globalização também pode ser vista como uma vilã, pois com a globalização, vieram mais indústrias, e junto com elas a poluição, o principal motivo que acarreta o aquecimento global.A diferença também da economia é um grande desafio á globalização, que como o próprio nome já diz, engloba o mundo todo.


    Iorran Ferreira - 302

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. O mundo globalizado que se vê hoje é um mundo cada vez menor, em relações as distancias, as comunicações encurtaram, dizem-se que a cada dia mais parece que as distancias não existem, mais.Um exemplo da globalização no mundo é a rede da INTERNET, que liga o mundo todo em tempo real, sem diferença de fusos horários.
    Porém a globalização também pode ser vista como uma vilã, pois com a globalização, vieram mais indústrias, e junto com elas a poluição, o principal motivo que acarreta o aquecimento global.A diferença também da economia é um grande desafio á globalização, que como o próprio nome já diz, engloba o mundo todo.

    ResponderExcluir
  12. É a interligação do mundo. Com novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.
    Esse processo atual de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Tal expansão visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitais, produtivos ou especulativos, na arena do mercado. As guerras que sempre foram de caráter bélico, na idade contemporânea é cada vez mais econômica e o campo de batalha é o mercado mundial, altamente globalizado. A invasão atual muitas vezes se dá instantaneamente, on-line, via redes mundiais de computadores.

    ResponderExcluir
  13. A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

    A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação.


    Marcus P. Vieira 303

    ResponderExcluir
  14. Fábio 301
    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.

    ResponderExcluir
  15. Raphael Garcia 305

    A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.

    A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada quase que em tempo real.

    O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado.

    A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista se tornou predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.

    O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

    Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.

    ResponderExcluir
  16. Globalizaçao...
    prestação de serviços, comerciais ou financeiras, graças a queda do custo da comunicação e as novas tecnologias de troca de dados. A rapidez, o barateamento e a confiabilidade caracterizam a globalização do ponto de vista tecnológico. A Velocidade da informação pelo mundo é a característica atual da globalização. Assim as noticias rolam por todo o pais através desses recursos,A globalização não beneficia a todos de maneira uniforme.Uns ganham muito,outros ganham muito pouco

    ResponderExcluir
  17. Antonio Marcos 305
    A Globalizaão é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver
    em alta
    Um dos motivos para essa aceleração da globalização é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação(telefone,email,internet e etc..)
    O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo,e principalmente os países desenvolvidos;a fim de gerar lucros.
    beeeeijos me liguem *-*

    ResponderExcluir
  18. Priscilla Santana - 305

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    ResponderExcluir
  19. Priscilla Santana- 30518 de março de 2010 às 21:54

    A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

    Priscilla Santana- 305

    ResponderExcluir
  20. Mariana damasceno 305
    Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro).

    Você vê hoje uma indústria de automóveis que fabrica um mesmo modelo de carro em montadoras de 3 países diferentes e os vende em outros 5 países. As empresas não ficam mais restritas a um país, seja como vendedora ou produtora.
    Na maioria dos produto ate chegarem nas maos dos consumidores ele passa por muitos paises diferentes,cada um tem sua funçao!

    ResponderExcluir
  21. Hoje em dia as pessoa se deixam levar por marcas, pela tecnologia , pela mídia, tentando acompanhar um mercado em ritmo rápido, cada dia que passa as pessoas vivem para a tecnologia e o mundo virtual, que vem fazendo com que as pessoas apreciem de forma absurda um produto simples, fazendo com que as pessoas desejem e tenham necessidade de um produto que já possuímos um inferior mas com funções semelhantes.

    Sabrina R. Coimbra - 301

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.
    A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação.
    A globaloização ocorre da seguinte maneira:
    O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade.
    - Instala a sua fábrica aonde a mão de obra é mais barata. O lugar não importa muito para onde serão vendidos os produtos.
    - Após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.
    Em suma, na globalização você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.
    Luis Mota...303

    ResponderExcluir
  24. Globalização é uma noção imprecisa (e ideológica) para designar o processo de mundialização do capital que caracteriza a nova etapa do desenvolvimento capitalista no limiar do século XXI.
    Globalização é um novo regime de acumulação capitalista predominantemente financeiro que imprime a sua marca sob as mais diversas esferas da sociabilidade capitalista.
    Globalização é uma fase sócio-histórica qualitativamente nova do capitalismo mundial que não pode ser identificada apenas com o processo de constituição do mercado mundial, que ocorre desde o século XV, nem pode ser identificada apenas com o imperialismo, uma fase superior do capitalismo, que se desenvolve desde os primórdios do século XX.
    Na verdade, é uma etapa superior do mercado mundial e do imperialismo sob a predominância do capital financeiro que tende a promover um deslocamente qualitativo no movimento de conjunto da economia e da reprodução sistêmica do capitalismo mundial.
    A globalização como mundialização do capital coloca, antes de tudo, novos e prementes desafios para a humanidade no limiar do século XXI.

    Globalização é um processo social que atua no sentido de uma mudança na estrutura política e econômica das sociedades, ocorrendo em ondas, com avanços e retrocessos separados por intervalos que podem durar séculos.
    Historicamente, poderíamos citar quatro grandes globalizações:
    IMPÉRIO ROMANO: através da força buscava-se formação do grande império. Tudo acontecendo enquanto os gregos filosofavam.;
    GRANDES DESCOBERTAS: ocorrida entre os séculos XIV e XV, desvendaram-se novos continentes e foi aberto o caminho da Índia e da China;
    SÉCULO XIX: logo após as Guerras napoleônicas quando ocorreu a colonização européia da África e da Ásia; o tratado de livre comércio entre França e Inglaterra; etc.
    SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: após a Segunda Guerra atingindo seu ápice com o colapso do socialismo em 1989/91.

    ResponderExcluir
  25. Globalização é um processo, e um processo que ocorre de acordo com o passar do tempo. Globalização seria um processo de integração entre os habitantes do planeta terra,em que habitamos. Globalização corresponde ao envolvimento de várias economias no mercado internacional, ou a interdependência comercial entre os países, que pode ser percebida por meio do acelerado crescimento de intensas relações. A Globalização atinge as culturas, que muitas vezes são alteradas em seu modo de vestir, comer, divertir, além da música, cinema e outros.Esse "fenômeno" tem promovido a diminuição do mundo causado pelos avanços da tecnologia que a cada dia que passa nos surpreende mais, como: modernização dos transportes que são cada vez mais modernos e rápidos, as mercadorias, independente da origem, podem ser encontradas em qualquer lugar do Globo e a modernização dos meios de comunicação que fazem com que as pessoas mantenham contato em tempo real.

    Gabriele de Resende - 305

    ResponderExcluir
  26. Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
    Mas onde ela começou? Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica. Mas foi na Época de Colombo que iniciou-se quando ele começou a navegar surgiram Descobrimentos de novos povos e culturas, além de terem possibilitado o desenvolvimento de tecnologias de navegação como a bússola , descobriram a cartografia,e com isso, influenciou o processo
    de globalização.

    Lucas Brawlyo P. Vieira 301

    ResponderExcluir
  27. Luciana S. Prado 301

    A globalização é um processo que vivemos hoje e que teve início há mais tempo,devido a Cristovão Colombo que iníciou tudo isso com as suas viagens em busca de riquezas e especiarias.Essa globalização só pode ocorrer graças a necessidade do comércio, do capitalismo e dos meios de transporte que surgiram naquela época, como as caravelas, e a partir daí começando a surgir mais meios de transporte com uma maior tecnologia e uma maior necessidade de comunicação e aproximação das pessoas.

    Abraço...

    ResponderExcluir
  28. Bárbara Luisa (305)19 de março de 2010 às 13:43

    A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
    Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.

    ResponderExcluir
  29. Layane Oliver [turma 301]19 de março de 2010 às 14:07

    Globalização

    Não existe uma definição que seja aceita por todos, mas é basicamente um processo ainda em curso de integração de economias e mercados nacionais. No entanto, ela compreende mais do que o fluxo monetário e de mercadoria; implica a interdependência dos países e das pessoas, além da uniformização de padrões e está ocorrendo em todo o mundo, também no espaço social e cultural. É chamada de "terceira revolução tecnológica" (processamento, difusão e transmissão de informações) e acredita-se que a globalização define uma nova era da história humana.

    As navegações e o processo colonialista constituíram momentos que permitiram à humanidade acelerar os contatos de troca de informações, de técnicas, de cultura e principalmente expandir o capitalismo e interligar os mercados mundiais. Pode-se dizer que a multiplicação dos espaços de lucro (domínio de mercados, locais de investimento e fontes de matérias-primas) conduziu o mundo à globalização.

    Apesar de ser um processo antigo, apenas na década de 90 a globalização se impôs como um fenômeno de dimensão realmente planetária, a partir dos Estados Unidos e da Inglaterra e de quando a tecnologia de informática se associou à de telecomunicações.

    ResponderExcluir
  30. Como vimos o mundo começou a ficar mesmo globalizado no início dos anos 80,quando a tecnologia de informática se associava a tecnologia de telecomunicações e com a queda das barreiras comerciais.A velocidade da informação pelo mundo é a característica atual da globalização.Com a globalização está havendo mais concentração de renda, os países ricos ficam mais ricos, e os pobres mais pobres, e os motivos são diversos entres eles subsidiar os produtos agrícolas nos países ricos, inviabilizam os pobres, e outros motivos econômicos a mais. Há os aspectos negativos e positivos em relação a globalização . Os aspectos positivos entre eles é a grande instabilidade económica que se cria no mundo, pois qualquer fenómeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países, regiões e povos.Mas pelo lado positivo os "mais fracos" sempre podem se equiparem com os "mais fortes" . A Internet por exemplo é um grande exemplo de globalização .


    Larissa C. Oliveira -- 305

    ResponderExcluir
  31. Globalização corresponde ao envolvimento de várias economias no mercado internacional, ou a interdependência comercial entre os países, que pode ser percebida por meio do acelerado crescimento de intensas relações comerciais, turismos internacionais e investimentos multinacionais, nos meio de comunicação e transporte. A Globalização atinge as culturas, que muitas vezes são alteradas em seu modo de vestir, comer, divertir, além da música, cinema e outros.

    Antes da globalização propriamente dita, os produtos importados de países industrializados eram enormemente superiores aos nacionais, atualmente isso mudou, pois um único produto pode possuir um valor e uma qualidade similar em nível global, esse fenômeno pode ser explicado por causa das multinacionais dispersas por todo o mundo.

    A Globalização, de certa forma tem promovido a diminuição do mundo ocasionado pela modernização dos transportes que são cada vez mais modernos e rápidos, as mercadorias, independente da origem, podem ser encontradas em qualquer lugar do Globo e a modernização dos meios de comunicação que atuam em nível global através de aparelhos como telefone celular, fax, televisores a cabo e internet, fazem com que as pessoas mantenham contato em tempo real.

    Márcio Guilherme - 305

    ResponderExcluir
  32. Globalização é a interligação mundial entre países ,estados ,pessoas socialmente ,economicamente visando a principio encurtar o espaço geográfico entre elas. A GLOBALIZAÇÃO é uma ferramenta fruto da necessidade capitalista de fazer as coisas com mais rapidez e eficiência
    .Coisas que por exemplo você gastava bastante tempo para fazer e era demorado e cansativo como pagar conta ; consultar saldo bancário entre outras ações hoje com a globalização você faz com apenas algumas segundos e com a maior facilidade e rapidez isso só foi possível com a globalização .Uma das principais e mais usadas ferramentas da globalização é a internet que está sendo usada por mim para criar esse comentário.A globalização não aconteceu assim do nada ela foi ocorrendo aos poucos e vende muitos tempo já na época das grandes navegações a globalização já vinha se manifestando através de instrumentos criados para encurtar distancias e facilitar certas atividades ,e com passar do tempo a necessidades de novas máquinas , técnicas fez com que a globalização começasse se despontar com mais rapidez e com o passar do tempo essa globalização vai ficando mais intensa com o desenvolvimento de novas tecnologias e a tendência e que essa globalização se desenvolva cada vez mais .

    André Luiz 301.

    ResponderExcluir
  33. Lorena Vasconcelos Turma:303
    Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.

    As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.

    ResponderExcluir
  34. A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual assiste-se no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob a égide do neoliberalismo, caraterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Esta é uma das razões dos críticos acusarem-na, a globalização, de ser responsável pela intensificação da exclusão social (com o aumento do número de pobres e de desempregados) e de provocar crises econômicas sucessivas, arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos.

    Isadora Fernandes - turma: 301

    ResponderExcluir
  35. Quando Colombo atracou no litoral das Américas ele "encurtou" a distancia do velho com o novo mundo. Tendo inicio com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas.
    Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, e também buscam o reduzir o custo para produzir suas mercadorias. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas.

    Washington; 305

    ResponderExcluir
  36. Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas e políticas que vêm acontecendo nas últimas décadas. A principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. Junta-se a isso a grande revolução tecnológica com o uso cada vez maior de telefones, computadores e televisão e a uniformidade das informações com o surgimentoe explosão da Internet e dos canais de televisão por assinatura. Com isso os países passam a interagir não só na economia e na política, como também na cultura.

    De forma sintetizada, Globalização corresponde ao envolvimento de várias economias no mercado internacional, ou a interdependência comercial entre os países, que pode ser percebida por meio do acelerado crescimento de intensas relações comerciais, turismos internacionais e investimentos multinacionais, nos meio de comunicação e transporte. A Globalização atinge as culturas, que muitas vezes são alteradas em seu modo de vestir, comer, divertir, além da música, cinema e outros.

    Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
    Assim podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

    Filipe Araujo - Turma:301

    ResponderExcluir
  37. Lucas Amorim Nunes 30119 de março de 2010 às 17:18

    A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada quase que em tempo real.
    Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
    Assim podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
    As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.
    Apesar de ser um processo antigo, apenas na década de 90 a globalização se impôs como um fenômeno de dimensão realmente planetária, a partir dos Estados Unidos e da Inglaterra e de quando a tecnologia de informática se associou à de telecomunicações.
    Lucas

    ResponderExcluir
  38. Raí turma 304

    A globalização é um processo de integração mundial onde várias áreas tende a receber e enviar influencias sejam elas nas mais diversas áreas como transportes, cultura, políticas e econômicas. Atualmente um dos principais pontos explorados pela globalização é o comércio, através das grandes empresas globais, e tem sido facilitado pela dinamicidade das tecnologias presentes no mercado.

    Bárbara Correa - 304
    Fruto da necessidade capitalista, não existe ao certo como definir o processo da globalização que teve seu inicio nas grandes navegações quando os países começaram a se integrar com os outros a partir da decada de 80 com o avanço tecnológico esses processo sofreu um "boom" devido a agilidade do sistema.

    Abraçso.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.
    Globalização corresponde ao envolvimento de várias economias no mercado internacional, ou a interdependência comercial entre os países, que pode ser percebida por meio do acelerado crescimento de intensas relações comerciais, turismos internacionais e investimentos multinacionais, nos meio de comunicação e transporte. A Globalização atinge as culturas, que muitas vezes são alteradas em seu modo de vestir, comer, divertir, além da música, cinema e outros. A globalização é uma ferramenta fruto da necessidade capitalista de fazer as coisas com mais rapidez e eficiência.Coisas que por exemplo você gastava bastante tempo para fazer e era demorado e cansativo como pagar conta ; consultar saldo bancário entre outras ações hoje com a globalização você faz com apenas algumas segundos e com a maior facilidade e rapidez isso só foi possível com a globalização.

    Bárbara Valentim - 305

    ResponderExcluir
  41. João Paulo -Turma 303

    A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

    A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada quase que em tempo real.

    ResponderExcluir
  42. Globalização:Conceito ligado ao crescimento da internet, que permite a troca instantânea de contratos e valores entre as partes de todo o mundo. Abertura comercial à concorrência estrangeira, levando as organizações a mudarem a forma de utilização dos fatores de produção, pela exigência de produtividade máxima e custo mínimo. Também facilitou muito a divisão internacional de trabalho, possibilitando coordenar equipes e linhas de produção entre países.
    A compreensão do mundo globalizado permite desvendar a natureza das transformações econômicas, sociais e políticas da atualidade. Porém, devemos ter cautela para não usarmos '' globalização'' como uma palavra mágica que explica tudo e qualquer coisa. Isso porque a globalização interage com as realidades nacionais e locais, alterando a sua forma de relacionamento com o mundo externo, mas sem eliminar as suas características peculiares.
    Cada dia que passa, o mundo está ficando cada vez mais globalizado, devido ao fato das tecnologias tomarem conta do nosso espaço.
    Podemos saber mais rapidamente sobre o que se passa com os nossos cotemporâneos em várias partes do mundo do que em qualquer outra época histórica. Podemos, enfim, nos deslocar de um país a outro com mais facilidade. Tudo isso graças a GLOBALIZAÇÃO .


    Nara Letícia - 301

    ResponderExcluir
  43. A globalização é a ligação que existe entre todos os países do mundo.Através dessa ligação temos acesso a produtos do mundo inteiro.Através das empresas multinacionais podemos ter acesso televisão que é de uma empresa japonesa, um carro de uma empresa alemã, filme, lanche, que é do Estados Unidos.
    Hoje ligamos a televisão ou acessamoa a internet e temos informações de tudo o que acontece no mundo.Para mim a globalização e resume a isso.

    ResponderExcluir
  44. Globalização é fenomemo gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos).
    O processo de globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas,ou seja,interliga o mundo,levando em consideração aspectos econômicos,social,culturais e políticos.

    Cleyciane Kayla S. Vieira 301

    ResponderExcluir
  45. Lidiane Nunes - 304

    Globalização é crescimento de todos os povos e países. O final do século XX presenciou verdadeiras mudanças no capitalismo. Com o desenvolvimento tecnológico, traduzido na revolução da informática, as fronteiras entra os paises começaram a se repensadas. O mundo passou a fazer parte de um imenso mercado global, organizado em grandes blocos econômica, tais como: CEE; Mercosul; NAFTA e o Bloco Asiático.
    O colapso do socialismo fortaleceu o capitalismo. No campo econômico, cumpre ressaltar a adoção, por parte da maioria dos países, do modelo neoliberal, com sua política privatizadora.

    ResponderExcluir
  46. Letícia Cristina 303
    Globalização é um processo econômico e social que vivenciamos hoje.Ele estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.Através deste processo,as pessoas,os governos e as empresas trocam idéias,realizam transações financeiras e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
    A principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais.Junta-se a isso a grande revolução tecnológica com o uso cada vez maior de telefones,computadores e televisão e a uniformidade das informações com o surgimento e a explosão da internet e dos canais de televisão por assinatura.

    ResponderExcluir
  47. Globalização é a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.

    Globalização é crescimento de todos os povos e países. O final do século XX presenciou verdadeiras mudanças no capitalismo. Com o desenvolvimento tecnológico, traduzido na revolução da informática, as fronteiras entra os paises começaram a se repensadas.

    O processo de globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas,ou seja,interliga o mundo,levando em consideração aspectos econômicos,social,culturais e políticos.

    Raquel Caroline - 306

    ResponderExcluir
  48. Luana Lima do Nascimento - Turma:30119 de março de 2010 às 20:15

    Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas.

    A Globalização atinge as culturas, que muitas vezes são alteradas em seu modo de vestir, comer, divertir, além da música, cinema e outros.Esse "fenômeno" tem promovido a diminuição do mundo causado pelos avanços da tecnologia que a cada dia que passa nos surpreende mais e mais.

    Analisando a Globalização podemos destacar o lado positivo como: o intercambio cultural e comercial entre nações, importante para todos os povos, entre outros. O lado negativo é que a Globalização é crescente e os povos ficam a cada dia mais interdependentes, porém os países desenvolvidos são os maiores beneficiados ficando cada vez mais ricos, enquanto os países em desenvolvimento ficam cada vez mais pobres.

    Oq podemos dizer é que nos somos verdadeiros "bonequinhos nas mãos" da globalização.

    ResponderExcluir
  49. Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.
    A globalização é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonalds, por exemplo, possui 18 mil restaurantes em 91 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. Segundo pesquisa do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade de São Paulo, em 1994 as maiores empresas do mundo (Mitsubishi, Mitsui, Sumitomo, General Motors, Marubeni, Ford, Exxon, Nissho e Shell) obtêm um faturamento de 1,4 trilhão de dólares. Esse valor equivale à soma dos PIBs do Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela e Nova Zelândia.

    Outro ponto importante desse processo são as mudanças significativas no modo de produção das mercadorias. Auxiliadas pelas facilidades na comunicação e nos transportes, as transnacionais instalam suas fábricas sem qualquer lugar do mundo onde existam as melhores vantagens fiscais, mão-de-obra e matérias-primas baratas. Essa tendência leva a uma transferência de empregos dos países ricos - que possuem altos salários e inúmeros benefícios - para as nações industriais emergentes, com os Tigres Asiáticos. O resultado desse processo é que, atualmente, grande parte dos produtos não tem mais uma nacionalidade definida. Um automóvel de marca norte-americana pode conter peças fabricadas no Japão, ter sido projetado na Alemanha, montado no Brasil e vendido no Canadá.

    Ana Paula Ferreira Alves N° 01 Sala: 305

    ResponderExcluir
  50. Mário Lúcio TURMA:305

    Globalzação é a existência nos círculos intelectuais e nos meios de comunicação, tornando possível a união de países e povos, essa união nos dá a impressão de que o planeta está ficando cada vez menor. Um dos mais importantes fatores que contribui para a união desses povos é, sem dúvida, a Internet. É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar. Dentro da rede conhecemos novas culturas, podemos fazer amizades com pessoas que moram horas de distância, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos ligados a nossa área de interesse, através dela, milhões de negócios são fechados por dia.
    Não podemos negar que a globalização facilita a vida das pessoas, por exemplo o consumidor foi beneficiado, pois podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade, porém ela também pode dificultar. Uma das grandes desvantagens da globalização é o desemprego. Muitas empresas aprenderam a produzir mais com menos gente, e para tal feito elas usavam novas tecnologias fazendo com que o trabalhador perdesse espaço.

    ResponderExcluir
  51. A globalização é o estreitamento de fronteiras. Ela promoveu o acesso rápido a laços comerciais internacionais. Fenômeno esse gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permitisse a expansão dos mercados dos países desenvolvidos devido ao processo da integração tecnológica, a comunicação no mundo globalizado, digitalizado. Tal expansão permitiu, todavia, obter como conseqüência o aumento contumaz da concorrência. Daí a necessidade ética da responsabilidade de estudos que relacionam a sustentabilidade ambiental às demais dimensões em seus múltiplos aspectos como o econômico, o político, social e cultural para a preservação do planeta e de suas espécies.

    PRISCILA COSTA FERNANDES - TURMA 303

    ResponderExcluir
  52. Vários historiadores afirmam que o processo de globalização teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.

    Matheus Santiago Miranda Marciel - Turma: 301

    ResponderExcluir
  53. GLOBALIZAÇÃO é entendida por mim como o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional.
    Esse processo tem sido acompanhado de uma
    intensa revolução nas tecnologias de informação — telefones, computadores e televisão. As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da lnternet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.

    MONALLIZA MARHIA - TURMA 303

    ResponderExcluir
  54. A globalização provocou grandes transformações econômicas, sociais, culturais e políticas no mundo. Um de seus traços marcantes é a crescente presença de empresas transnacionais. Estas diferem bastante das multinacionais, típicas das décadas de 1960 e 1970, constituindo um fenômeno novo. As transnacionais caracterizam-se pela fragmentação e dispersão do processo de produção por várias nações, através das filiais e dos fornecedores ou subcontratados (terceirização). Assim, obtém-se um produto final global composto de várias partes, desenvolvidas em inúmeros países, aproveitando ao máximo as vantagens comparativas de cada um. As multinacionais tendiam a reproduzir as relações de trabalho observadas nas matrizes, enquanto as transnacionais o fazem sob contratos de trabalhos diferentes.

    BENEFICIOS DA GLOBALIZAÇÃO:
    • as exportações conduziram ao enriquecimento de grande parte da Ásia e deu a milhões de indivíduos condições de vida muito mais confortáveis;
    • a expectativa de vida em todo o mundo aumentou bastante, e o padrão de vida melhorou muito;
    • reduziu a sensação de isolamento que muitas das nações em desenvolvimento sentiam um século atrás;

    • a ajuda externa, outro aspecto do mundo globalizado, apesar de todos os seus defeitos, ainda traz benefícios para milhões de pessoas.

    BIANCA COSTA | 305

    ResponderExcluir
  55. Jhonattan Turma:305

    O crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem,ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro,A Globalização está associada a uma aceleração do tempo. Tudo muda mais rapidamente hoje em dia. E os deslocamentos também se tornaram muito rápidos: o espaço mundial ficou mais integrado.

    ResponderExcluir
  56. Thaís de Freitas TURMA:302

    A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico,caraterizado pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social.
    a Tecnologia tomou conta do dia a dia da sociedade. As notícias do mundo são divulgadas pelos jornais, radio, TV, internet e outros meios de comunicação. Podemos também observar que os bens de consumo, a moda, a medicina, enfim a vida do ser humano sofre influência direta dessa tal Globalização.
    Pode se observar o lado negativo,a globalização é crescente os povos ficam a cada dia mais interdependentes, porém os países desenvolvidos são os maiores beneficiados ficando cada vez mais ricos, enquanto os países em desenvolvimento ficam cada vez mais pobres.

    ResponderExcluir
  57. É a interligação do mundo.
    Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
    Fenomeno que ocorre em escala global,vinda de evoluções como no transporte , telecomunicação,que "encurtaram" distâncias!

    Laiz Rodrigues 302

    ResponderExcluir
  58. Tiago Henrique Toledo - Turma 30219 de março de 2010 às 23:43

    Colombo pode ser considerado o precursor da globalizacao devido as grandes navegacoes realizadas durante a época do descobrimento das novas terras. Para que isso ocorre, durante as grandes navegacoes, foi necessária a utilizacao de tecnologias de outra países, como a pólvora, a bússola e o papel. Invencoes chinenas estas que facilitaram e deram mais seguranca e confianca ao enfrentar o desconhecido. A globalizacao se insere nisto como uma forma de interligacao do mundo, diminuindo as fronteiras com os diversos tipos de desenvolvimento nas mais variadas áreas.
    Na comunicacao, como a Internet(principal ferramenta onde em questao de segundo, sabemoos de coisas que acontecem no outro lado do mundo), Jornais, Revistas, rádios ...
    Interfere também na qualidade de nossas vidas com o surgimento de medicamentos, vacinas e as mais variadas formas de prevencao desenvolvidas em outros lugares. E outros que aumentam a universalizacao e diminuem as fronteiras entre uma nacao e outra.

    ResponderExcluir
  59. A Globalização veio para facilitar a vida das pessoas,a sociedade foi desenvolvendo e desenvolvendo novas tecnologias, novos pensamentos e uma serie de outros fatores que no fim gerou o nosso mundo de hoje. Como tudo ela trouxe vantagens como: a maior posssibilidade de escolha, produtos importados hje tem um menor valor possiblitando um consumo maior, a facilidade de resolver as coisas e tabem desvantagens, e desvantagens: como o desemprego.

    Thais Madeira, Turma 302

    ResponderExcluir
  60. Yasmim Damasceno Paiva, Turma 30220 de março de 2010 às 11:48

    A Globalização surgiu para facilitar a vida das pessoas, com ela foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras ligando os mercados do mundo.
    O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais contribuíram para o funcionamento da globalização, tendo em vistas que as empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
    Mas a Globalição tambem tem sua desvantagem, o desemprego. Já que para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram que aprender a produzir mais com menos gente.

    ResponderExcluir
  61. Mariana turma:301

    No final dos anos 70, os economistas começaram a difundir o conceito de globalização, usada para definir um cenário em que as relações de comércio entre os países fossem mais freqüentes e facilitadas. Depois, o termo passou a ser usado fora das discussões econômicas. Assim, as barreiras comerciais entre os países, começaram a cair, com a diminuição (a eliminação) de impostos sobre importações, o fortalecimento de grupos internacionais (como o Mercosul ou a Comunidade Européia) e o incentivo do governo de cada país à instalação de empresas estrangeiras em seu território.
    Não existe uma definição única e universalmente aceita para a globalização. Como acontece com todos os conceitos nucleares das ciências, seu sentido exato é contestável. Esse fenômeno proporciona maior visibilidade à política interna dos países em um cenário global, com maior velocidade na interação social, passando os acontecimentos a ter um impacto não apenas local, mas mundial em um efeito imediato.

    ResponderExcluir
  62. A globalização começou com Colombo,que partiu com suas caravelas,descobrindo o Novo Mundo,também é uma forma de interligar o mundo,independente da localizaçao,cultura,idioma,etc.A Globalização tambem tem sua desvantagem, o desemprego. Já que para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram que aprender a produzir mais com menos gente.a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.

    Thallys Henriquy-302

    ResponderExcluir
  63. Elaine Reggiane - 304


    Globalização é a interligação do mundo. O surgimento de novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vice-versa. Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.

    ResponderExcluir
  64. Géssica Helen - 304

    A globalização pode ser vista como representativa do chamado "espírito do capitalismo" – mas com ele não deve ser confundida – no sentido em que resulta de tendências históricas impessoais, que se combinam a mecanismos de mercado e de poder, fazendo com que os processos estruturais de dominação e de exploração, sempre presentes em qualquer época e sociedade, sejam eventualmente mobilizados em favor de determinadas forças políticas e sociais, que deles então tiram "vantagens", em detrimento de outros grupos sociais, que ficam temporariamente com suas "desvantagens".

    ResponderExcluir
  65. Globalização é uma fase sócio-histórica qualitativamente nova do capitalismo mundial que não pode ser identificada apenas com o processo de constituição do mercado mundial, que ocorre desde o século XV, nem pode ser identificada apenas com o imperialismo, uma fase superior do capitalismo, que se desenvolve desde os primórdios do século XX.
    Na verdade, é uma etapa superior do mercado mundial e do imperialismo sob a predominância do capital financeiro que tende a promover um deslocamente qualitativo no movimento de conjunto da economia e da reprodução sistêmica do capitalismo mundial.
    A globalização como mundialização do capital coloca, antes de tudo, novos e prementes desafios para a humanidade no limiar do século XXI.

    Iago Oliveira Barros, 304

    ResponderExcluir