Qual é a mais correta definição de Globalização ?
Resposta: Morte da Princesa Diana.
Pergunta: Por quê?
Resposta: Uma princesa inglesa com um namorado egípcio tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de uísque escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas; a princesa foi tratada por um medico americano, que usou medicamentos brasileiros. E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana, e provavelmente, você esta lendo isso em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan, e num monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fabrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você através de uma conexão paraguaia.
Essa mesma globalização teve inicio com Colombo. Explique como e porque?
A globalização atravessou três grandes eras. A primeira se estendeu de 1492 quando Colombo embarcou, inaugurando o comércio entre o Velho e o Novo Mundos — até por volta de 1800.Que reduziu o tamanho do mundo de grande para médio e envolveu basicamente países e músculos. Isto é, o principal agente de mudança, a força dinâmica por trás do processo de integração global, era a potência muscular ( a quantidade de força física, a quantidade de cavalos-vapor, a quantidade de vento ou, mais tarde, a quantidade de vapor) que o país possuia e a criatividade com que a empregava. Nesse período, os paises e governos (em geral motivados pela religião, pelo imperialismo, ou por uma combinação de ambos) abriram o caminho derrubando muros e interligando o mundo, promovendo a integração global.
ResponderExcluirThamires Andrade - 306
A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
ResponderExcluirSua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluia várias edições diárias de O Repórter Esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundia.
Uma das faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
Kathellyn Priscila Pereira 306
Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.
ResponderExcluirAs fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.
- A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluia várias edições diárias de O Repórter Esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.
Marina Bretas - 306
De forma sintetizada, Globalização corresponde ao envolvimento de várias economias no mercado internacional, ou a interdependência comercial entre os países, que pode ser percebida por meio do acelerado crescimento de intensas relações comerciais, turismos internacionais e investimentos multinacionais, nos meio de comunicação e transporte. A Globalização atinge as culturas, que muitas vezes são alteradas em seu modo de vestir, comer, divertir, além da música, cinema e outros.
ResponderExcluirEstamos diretamente ligados e contribuímos ativamente para o processo de globalização.
Existe uma linha teórica que defende que a globalização tem mais de 400 anos. Para muitos, os acontecimentos iniciados na década de 1980 só aceleraram um processo que começou a ser formado no final do século XV, quando Cristóvão Colombo e Vasco da Gama conectaram as Américas e a Ásia ao mercado europeu. "Ainda não era a mesma globalização que vivemos hoje", diz. "O mundo das bolsas de valores, das sociedades anônimas e das transnacionais nasceu em 20 de março de 1602, com a fundação da Companhia Unida das Índias Orientais. Ao juntar 65 navios de mercadores holandeses, ela tinha participação pública e privada e um objetivo claro: conquistar territórios produtores de especiarias, a base do comércio mundial no século XVII, exatamente como fazem os globalizados do século XXI."
ResponderExcluirFernanda 306
A globalização atravessou três grandes eras. A primeira se estendeu de 1492 – quando Colombo embarcou, inaugurando o comércio entre o Velho e o Novo Mundos — até por volta de 1800. Eu chamaria essa etapa de Globalização 1.0, que reduziu o tamanho do mundo de grande para médio e envolveu basicamente países e músculos. Isto é, o principal agente de mudança, a força dinâmica por trás do processo de integração global, era a potência muscular ( a quantidade de força física, a quantidade de cavalos-vapor, a quantidade de vento ou, mais tarde, a quantidade de vapor) que o país possuia e a criatividade com que a empregava. Nesse período, os paises e governos (em geral motivados pela religião, pelo imperialismo, ou por uma combinação de ambos) abriram o caminho derrubando muros e interligando o mundo, promovendo a integração global
ResponderExcluirA globalizaçaço começou quando Colombo mudou o que dizia que "o oceano nao poderia ser atrevesssado" ele embarcou e chegou no novo mundo promovendo a ontegraçao global *)
ResponderExcluirJessica 104
-Quando Colombo teve a coragem e ousadia de atravessar o oceano, derrotando os mitos marítimos e levando suas “bugigangas” para os povos iludidos no novo mundo, começou a globalização! Esse incrível e para sempre histórico fenômeno, para mim, ganhou forçar quando o homem descobriu que saindo de suas idéias medievais poderia ir muito mais além em suas criações, isso variava porque cada povo, cada nação tinha um nível de desenvolvimento diferente, seguindo de suas culturas e antigos conhecimentos.
ResponderExcluir(Guillerme Leandro/ 304)
Essa mesma globalização teve inicio com Colombo(mas pra calombo, porque o mesmo é um imcomodo como foi Colombo), porque foi uma das 1ª pessoas a se aventurar neste mundo desconhecido, não por praser e/ou diversão mas por nessecidades comerciais e para acumular mais riquezas e poder para si e principalmente para o reino em que vivia.
ResponderExcluirA globalazação permitiu que houvesse a troca de culturas entre povos, se bem que na época de Colombo não houve essa troca de conhecimento entre povos, pois tudo que era desconhecido, ou era destruido/massacrado, ou era lhes feito uma especie de lavagem celebral para que ideia dos conquitadores fosse a unica verdade, o restante,ou seja, tudo o que conheciam ou sebiam, sua cultura, seria mentira, tudo isso por haver uma intolerância ao desconhecido.
O multiculturalismo é bom por nos permitir poder conhecer novos horizontes além de nos ensinar sobre o desconhecido e a cada dia nos proporcionar mais sede de conhecimento. além é claro de permitir os avanços tecnologicos, espalhar ideias e conhecimentos, interligar o mundo facilitando a comunicação, etc.
Na cultura, ela permitiu que pudessemos conhecer povos que nem imaginamos que existe, dialetos que nem ao menos sebemos pronunciar e costumes e crenças que são totalmente diferentes das nossas e umas até muito estranhas( pelo medo que temos do desconhecido), hoje em dia as culturas vão se misturando e se espalhando por todo o mundo e aos poucos acabamos nos acostumando, sendo certo ou errado.
Nas escolas e na nossa vida o multiculturalismo é realizado de um meio bem diferente do que deveria ser, muitos não tem o acesso ao mundo cultural, essa aldeia global, é como se fossemos os estranhos por não participarmos ainda do que a globolização promove.E é verdade, quantas pessoas no mundo não tem um computador em casa, porque os pais não tem condição,trabalham o dia todo para no fim do mês receberem tão pouco da sociedade e por mais duro e necessário que seja o seu trabalho, não tem valor e é tratado como um lixo; quantas nunca mexeram na internet, na escola, pois o governo não tem dinheiro para investir na população, mais tem dinheiro para viajar, pagar os salarios dos politicos e fazer obras desnecessárias; quantos não tem uma educação boa e de qualidade, não sebem ler, apenas lhes ensinam a escrever, pois o governo não investe na educação, não existe recurço para isso. Uma globalização estranha que chega até nos brasileiros e brasileiras, e não reagimos apenas engolimos e deixamos que isso aconteça cada vez mais, e mais, e mais, e mais. Até parece verdade, e acaba semdo: o povo não só o brasileiro, mas do mundo todo parecem um bamdo de burros, e não reagem com a injustiça que acontece do seu lado...
Acorda Ser Humano.
_Aqui é o mateus do 103, to um pouco adiantado ou é aqui mesmo o trabalho sobre multiculturalismo? thau, e até emtão. Falou-se I.
a globalização foi um processo de aprendizagem que emergiu e amadureceu ao longo de vários séculos e que tem o seu berço numa "fractura histórica" inovadora provocada pelos portugueses desde os tempos do monarca João I e do príncipe Henrique, o Navegador. O investigador John L. Casti, do Círculo vienense Kenos, atribuiu aos portugueses uma mudança de estado de espírito, de valores - um novo "mood" -, que conduziu à globalização como fenómeno social.
ResponderExcluirMas a globalização só foi possível porque ocorreu uma "clusterização" de inovações tecnológicas e geo-estratégicas realizadas pelos portugueses. Modelski e Devezas, baseados numa recolha histórica feita por um grupo de alunos da UBI, verificaram que os portugueses geraram uma série de "descontinuidades", como a caravela, o princípio do nónio, a balestilha, a medição da altura, a nau e a rede de bases geo-estratégicas ao longo das duas rotas do Atlântico e do Índico, com capacidade de controlo exclusivo da navegação e de projecção de poder (desde os tempos da doutrina do "Maré Clausum"). Os dois especialistas classificam-nas de inovações "pré-schumpeterianas" que, no entanto, desenharam um padrão cíclico similar às vagas longas de Kondratieff (aplicadas à Revolução Industrial).
Henrique, o Navegador, lançou, provavelmente, o primeiro empreendimento de gestão do conhecimento de projecção global com a famosa "Escola de Sagres", a que se seguiram o "Regimento do Astrolábio e do Quadrante", a "Arte Náutica" e o "Livro da Fábrica das Naus". Os portugueses foram os primeiros a "colar" um empenho científico sistemático no processo geo-estratégico em que se envolveram, sublinha o estudo apresentado em Viena. Alex MacGillivray, autor da recente obra Breve História da Globalização, considera o projecto de Sagres como "o equivalente ao Cabo Canaveral da NASA nos anos 1960".
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuando Colombo embarcou, inaugurando o comércio entre o Velho e o Novo Mundos — até por volta de 1800. Eu chamaria essa etapa de Globalização 1.0, que reduziu o tamanho do mundo de grande para médio e envolveu basicamente países e músculos. Isto é, o principal agente de mudança, a força dinâmica por trás do processo de integração global, era a potência muscular ( a quantidade de força física, a quantidade de cavalos-vapor, a quantidade de vento ou, mais tarde, a quantidade de vapor) que o país possuia e a criatividade com que a empregava. Nesse período, os paises e governos (em geral motivados pela religião, pelo imperialismo, ou por uma combinação de ambos) abriram o caminho derrubando muros e interligando o mundo, promovendo a integração global. As questões básicas da globalização 1.0 eram: como o meu país se insere na concorrência e nas oportunidades globais? Como posso me globalizar e colaborar com outras pessoas, por intermédio do meu país?
ResponderExcluirA segunda grande era , a Globalização 2.0, durou mais ou menos de 1800 a 2000 (sendo interrompida apenas pela Grande Depressão e pelas Primeira e Segunda Guerras Mundias) e diminui o mundo do tamanho médio para o pequeno. O principal agente de mudança, a força dinâmica que moveu a integração global, foram as empresas multinacionais, que se expandiram em busca de mercados e mão-de-obra – movimento encabeçado pelas sociedades, por ações inglesas e holandesas e a Revolução Industrial. Na primeira metade dessa era, a integração global foi alimentada pela queda dos custos de transporte (graças ao motor a vapor e às ferrovias) e, na segunda, pela queda dos custos de comunicação (em decorrência da difusão do telégrafo, da telefonia, dos PCs, dos satélites, dos cabos de fibra óptica e da Word Wide Web em sua versão inicial). Foi nesse período que assistimos de fato ao nascimento e maturação de uma economia global propriamente dita, no sentido de que havia uma movimentação de bens e informação entre os continentes em volume suficiente para a constituição de um mercado de fato global, com a venda e revenda de produtos e mão-de-obra em escala mundial. As forças dinâmicas por trás dessa etapa da globalização foram as inovações de hardware (dos barcos a vapor e ferrovias, no princípio, aos telefones e mainframes, mais para o final), e as grandes indagações eram: como a minha empresa se insere na economia global? Como tira proveito das oportunidades? Como posso me globalizar e colaborar com outras pessoas, por intermédio da minha empresa?
Entretanto, a Globalização 3.0 não difere das eras anteriores apenas em termos do quanto vem encolhendo e achatando o mundo e do poder com que está munido o indíviduo. A diferença reside também no fato de que as duas primeiras etapas foram encabeçadas basicamente por europeus e americanos, pessoas e empresas. Muito embora a China fosse a maior economia do mundo no século XVIII, foram os países, empresas e exploradores ocidentais que conduziram a maior parte do processo de globalização e configuração do sistema. A tendência, todavia, é que esse fenômeno se inverta: em virtude do achatamento e encolhimento do mundo , esta fase 3.0 será cada vez mais movida não só por indíviduos, mas também por um grupo muito mais diversificado de não-ocidentais e não-brancos. Pessoas de todos os cantos do mundo estão adquirindo poder; a Globalização 3.0 possibilita a um número cada vez maior de pessoas se conectarem num piscar de olhos, e veremos todas as facetas da diversidade humana entrando na roda.
Rebeca Kristina 306 *-*
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir(Gabriela Jesus/302)
ResponderExcluirA globalização atravessou três grandes eras. A primeira se estendeu de 1492 quando Colombo embarcou, inaugurando o comércio entre o Velho e o Novo Mundos até por volta de 1800,que reduziu o tamanho do mundo de grande para médio e envolveu basicamente países e músculos. Isto é, o principal agente de mudança, a força dinâmica por trás do processo de integração global, era a potência muscular que o país possuia e a criatividade com que a empregava. Nesse período, os paises e governos(em geral motivados pela religião, pelo imperialismo, ou por uma combinação de ambos) abriram o caminho derrubando muros e interligando o mundo, promovendo a integração global.
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais 'ditos desenvolvidos' cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.A globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente.
A globalização capitalista é um velho processo que remonta provavelmente a Colombo, mas que foi revigorado do final do século XX, depois de um “breve” intervalo histórico de aproximadamente setenta anos, para dar tempo à não-globalização socialista de testar sua eficiência relativa em matéria de finanças, investimentos, comércio, inovação e repartição de benefícios da riqueza. Hoje se sabe que os resultados foram e são globalmente negativos, daí porque a saída de cena do modo alternativo de produção. Em todo caso, a globalização capitalista trouxe provavelmente mais riqueza material e progressos sociais do que jamais ocorreu em fases precedentes da economia mundial, como atestam os dados sobre acumulação de renda nas mais diversas regiões do planeta. Os casos de estagnação ou mesmo de retrocesso – como podem ser os itinerários de muitos países latino-americanos e africanos – não são, de verdade, insucessos da globalização, mas sim retraimentos e fracassos dos próprios países em lograr uma inserção bem sucedida na economia mundial.
ResponderExcluirEsse processo multiforme e desigualmente distribuído nas regiões por ele tocados dá nitidamente a impressão de estar associado a um crescimento das desigualdades dentro dos países e entre as regiões, o que porém não foi confirmado por estudos especializados. Parece um “fato” que as tendências da economia mundial, no final do século XX e início do XXI, foram mais no sentido do aprofundamento das divergências entre as economias nacionais do que na direção da convergência esperada pela maior parte dos economistas.
(Riane Lopes/304)
Vários historiadores afirmam que o processo de globalização teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
ResponderExcluirCom os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Uma outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul) são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.
(Lucas Félix/302).
A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
ResponderExcluirMatheus Coura - 302
Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluia várias edições diárias de O Repórter Esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.[1]
É tido como início da globalização moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma mostruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram a conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras. Deste consenso nasceu as Nações Unidas, e começou a surgir o conceito de bloco econômico pouco após isso com a fundação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço - CECA.
A necessidade de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.
Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial.[2] Antes do BRIC, outros países fizeram uso da globalização e economias voltadas a exportação para obter rápido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiáticos na década de 1980 e Japão na década de 1970.[3]
Enquanto Paul Singer vê a expansão comercial e marítima européia como um caminho pelo qual o capitalismo se desenvolveu assim como a globalização, Maria da Conceição Tavares aposta o seu surgimento na acentuação do mercado financeiro, com o surgimento de novos produtos financeiros.
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
ResponderExcluirThαiαnє: 302
Wendel Teixeira/ Turma: 303
ResponderExcluirNa minha opinião, globalização não é algo concreto pelo qual encontramos o significado em qualquer lugar, é mais que isso pois vai além. Você presencia e pode observar nítidamente que ela aumenta cada vez mais mas sem ela ainda estaríamos em tempos mais remotos!!!
Para mim não passa de uma interligação entre várias nações em busca de melhorias para se própio. É um meio inteligente que vários países encontraram para compartilhar o comércio de forma que cada um saia ganhando!!!
O que vem como consequência?
A tecnologia que cada dia que passa dá mais um passo, e nós(população) quase nunca conseguimos acompanhar.
Com tudo isso nem é preciso dizer que há uma expansão no capitalismo gerando cada vez mais lucros, o que gera desenvolvimento!!!
Não foi difícil perceber que uma coisa leva a outra, afinal tudo esta interligado. A globalização, nações, mercado, capitalismo, desenvolvimento e tecnologia tudo entre si e girando entorno de um único ponto:
DINHEIRO
Mas e o ínicio de tudo isso?
Se ligarmos um fato a outro será fácil observar que desde a época de Colombo a Globalização já acontecia.
Portugal contribuia para o desenvolvimento da nação!!!
Foi a partir das grandes navegações e descobrimentos realizados que abriu as portas para novos comércios e a evolução da sociedade!!!
Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
ResponderExcluirA globalização atravessou três grandes eras. A primeira se estendeu de 1492 – quando Colombo embarcou, inaugurando o comércio entre o Velho e o Novo Mundos — até por volta de 1800.
As Economias-Mundo antes das Descobertas
ResponderExcluirAntes de ter início a primeira fase da globalização, os Continentes encontravam-se separados por intransponíveis extensões acidentadas de terra e de águas, de oceanos e mares, que faziam com que a maioria dos povos e das culturas soubessem da existência uma das outras apenas por meio de lendas, com a do Preste João, ou imprecisos e imaginários relatos de viajantes, como o de Marco Polo. Cada povo viva isolado dos demais, cada cultura era auto-suficiente. Nascia, vivia e morria no mesmo lugar, sem tomar conhecimento da existência dos outros.
Até o século 15 identificamos 5 economias-mundo (é uma expressão de Fernand Braudel), totalmente autonomas, espalhadas pela Terra e que viviam separadas entre elas. A primeira delas, a da Europa, era composta pelas cidades italianas de Gênova, Veneza, Milão e Florença, que mantinham laços comerciais e financeiros com o Mediterrâneo e o Levante onde possuiam importantes feitorias e bairros comerciais. Bem mais ao norte, na França setentrional, vamos encontrar outra área comercial significativa na região de Flandres, formada pelas cidades de Lille, Bruges e Antuérpia, vocacionadas para os negócios com o Mar do Norte. No Mar Báltico entrava-se a Liga de Hansa, uma cooperativa de mais de 200 cidades mercantes lideradas por Lübeck e Hamburgo, que mantinham um eixo comercial que ia de Novgorod, na Rússia, até Londres na Inglaterra.
No sudeste europeu, por então, agoniza o comércio bizantino (que atuava no mar Egeu e no mar Negro), pressionado pela expansão dos turcos que terminaram por ocupar a grande cidade em 1453, enquanto que a Rússia via-se limitada pelos Canatos Mongóis que ocupavam boa parte do leste do país.
Outra economia-mundo era formada pela China e regiões tributárias como a península coreana, a Indochina e a Malásia, e que só se ligava com a Ásia Central e o Ocidente através da rota da seda. O seu maior dinamismo econômico encontrava-se nas cidades do sul como Cantão e do leste como Xangai, grande portos que faziam a função de vasos comunicantes com os arquipélagos do Mar da China.
A Índia, por sua vez, graças a sua posição geográfica, traficava num raio econômico mais amplo. No noroeste, pelo Oceano Índico e pelo Mar Vermelho, estabelecia relações com mercadores árabes que tinham feitorias em Bombaim e outros portos da Índia ocidental, enquanto que comerciantes malaios eram acolhidos do outro lado, em Calcutá. Seu imenso mercado de especiarias e tecidos finos era afamado, mas só pouca coisa chegava ao Ocidente graças ao comércio com o Levante. Foi a celebração das suas riquezas que mais atraiu a cobiça dos aventureiros europeus como o lusitano Vasco da Gama.
Subdividida pelo deserto do Saara numa África árabe ao Norte, que ocupa uma faixa de terra a beira do Mediterrâneo e Vale do rio Nilo, com relações comerciais mais ou menos intensas com os portos europeus e, ao Sul, numa outra África, a África negra, isolada do mundo pelo deserto e pela floresta tropical, formava um outro planeta econômico totalmente a parte, voltado para si mesmo.
Por último, mas desconhecida das demais, encontrava-se aquela formada pelas civilizações pré-colombianas, a Azteca no México, a dos Maias no Yucatan e no istmo, e a Inca no Peru , organizadas ao redor do cultivo do milho e na elaboração de tecidos, sendo elas auto-suficientes e sem interligações entre si, nem terrestres nem oceânicas.
Durante milhares de anos elas desconheceram-se e nem imaginavam que algum dia poderiam estabelecer relações significativas. Se é certo que em suas bordas haviam escambo ou comércio, eles eram insignificantes. Portanto, numa longa perspectiva, pode-se dizer que a internacionalização do comércio e a aproximação das culturas é um fenômeno recentíssimo, datando dos últimos cinco séculos, apenas 10% do tempo da história até agora conhecida.
Luciana de Paula turma 303
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
ResponderExcluirA globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada quase que em tempo real.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado.
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista se tornou predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
Camila Fernanda Nogueira de Sousa 302
O processo de globalização teve inicio quando Colombo teve a coragem de ser um dos primeiros a se aventurar pelos mares, que até então eram temidos por muitos. Ao viajar pelos mares com seus equipamentos que na epoca eram os mais modernos Colombo deu inicio a globalização, pois as viajens tinham como principal objetivo a conquista dos territorios e a busca das tão cobiçadas especiarias, itens muito valorizados na epoca, começando assim o comercio entre os povos de diferentes culturas. Essa atitude deu inicio ao processo de globalização dos dias atuais.
ResponderExcluirThayane Fraga - 301
A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do Pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
ResponderExcluirSua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluia várias edições diárias de O Repórter Esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundia.Uma das faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
Patrícia Bouzas 303
O processo de globalizaçao se inicia quando Colombo se aventura ao mar a procura de especiarias e novas terras. Colombo na aventura pelo mar, descobre novas terras e começa a 'globalizar' o mundo, fazendo trafico de especiarias e tambem de pessoas. Com a sua 'tecnica de perssoasao', atraia os indigenas e 'comprava-os', dando coisas de pequeno valor (praticamente sem valor), em troca de coisas de grande valor. Assim começava a globalizaçao, coisas naturais de outras naçoes, vinham para a naçao brasileira.
ResponderExcluirCaroline Luzia Martins Reis - 301
O processo de globalização não é um fenômeno recente,embora de maneiras diferentes,processos de globalização ocorrem desde a Antiguidade,através das conquistas de alguns povos por outros mais poderosos.O processo de conquistas promovido desde os povos antigos,demonstra a preocupação de um povo vencedor em impor sua dominação socioeconômica e cultural sobre os povos dominados.O que se constatou foi uma influencia dos vencedores que,mesmo sendo grande,não chegou a formar uma cultura única,globalizada.A globalização que conhecemos hoje,é resultado do processo denominado pelos historiadores de expansão marítima européia.As marcas dessa expansão estão presentes no mundo atual
ResponderExcluir(línguas européias são faladas em régios muito distante da Europa ).Esse processo de europeização do mundo não teve mão única,pois os europeus também assinalaram conhecimentos e costumes dos diversos povo com os quais entraram em contato no processo de expansão.Embora não seja possível determinar com exatidão quando começou a expansão européia podemos afirmar que ela esta ligada ao que se convencionou chamar de Grandes Descobrimentos ou Grandes Navegações.Os nomes ligados a eles são:Cristóvão Colombo,Vasco da Gama,Pedro Álvares Cabral e etc..
Daquele tempo ate hoje novos processos de globalização vem ocorrendo,acentuando com o desenvolvimento da tecnologia de comunicação.O uso da tecnologia também é uma conquista e um meio de dominação.Como podemos perceber estamos vivendo esse processo de globalização.
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
ResponderExcluirA globalização é oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. No passado, para a realização de uma viagem entre dois continentes eram necessárias cerca de quatro semanas, hoje esse tempo diminuiu drasticamente. Um fato ocorrido na Europa chegava ao conhecimento dos brasileiros 60 dias depois, hoje a notícia é divulgada quase que em tempo real.
O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno se encontrava saturado.
A globalização é a fase mais avançada do capitalismo. Com o declínio do socialismo, o sistema capitalista se tornou predominante no mundo. A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial.
A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial.
As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, promoveram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
O incremento no fluxo comercial mundial tem como principal fator a modernização dos transportes, especialmente o marítimo, pelo qual ocorre grande parte das transações comerciais (importação e exportação). O transporte marítimo possui uma elevada capacidade de carga, que permite também a mundialização das mercadorias, ou seja, um mesmo produto é encontrado em diferentes pontos do planeta.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Outra faceta da globalização é a formação de blocos econômicos, que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais competitivo.
A globalização atravessou três grandes eras. A primeira se estendeu de 1492 – quando Colombo embarcou, inaugurando o comércio entre o Velho e o Novo Mundos — até por volta de 1800. Eu chamaria essa etapa de Globalização 1.0, que reduziu o tamanho do mundo de grande para médio e envolveu basicamente países e músculos. Isto é, o principal agente de mudança, a força dinâmica por trás do processo de integração global, era a potência muscular ( a quantidade de força física, a quantidade de cavalos-vapor, a quantidade de vento ou, mais tarde, a quantidade de vapor) que o país possuia e a criatividade com que a empregava. Nesse período, os paises e governos (em geral motivados pela religião, pelo imperialismo, ou por uma combinação de ambos) abriram o caminho derrubando muros e interligando o mundo, promovendo a integração global.
ResponderExcluirOrigens da Globalização e suas CaracterísticasMuitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
ResponderExcluirCom os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Opta por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas. Um tênis, por exemplo, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
Bolsa de valores: tecnologia enegociações em nível mundial.
Para facilitar as relações econômicas, as instituições financeiras (bancos, casas de câmbio, financeiras) criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial..
Amanda Cristina de Jesus 306
Globalização foi iniciada com o embarque de Cristóvão Colombo (1451-1506), patrocinado pelos reis espanhóis, dessa forma “[...] inaugurando o comércio entre o Velho e o Novo Mundos”.. Ao contrário dos outros navegadores que se aventuravam para o sul contornando a África, que Bartolomeu Dias (1450-1500) batizou de Cabo das Tormentas e, mais tarde, Cabo da Boa Esperança, Colombo tentou descobrir um novo caminho para as Índias seguindo para oeste, “el levante por el poniente”, sem saber que havia um novo continente no meio do oceano, descobrindo dessa maneira a América em 1492. Não obstante, nós nos questionamos: houve realmente na América primitiva e recém-descoberta relações comerciais entre os europeus e os seus habitantes, na sua esmagadora maioria formados por índios desconhecedores da moeda e dos processos de troca de valores amoedados por bens materiais? Algo curioso a se acrescentar é que Colombo, ao chegar à América, realmente acreditava ter atingido as Índias, o que o levou a batizá-la de Índias Ocidentais. Esse equívoco foi esclarecido apenas pelo navegador italiano Américo Vespúcio (1454-1512), que teve o seu prenome utilizado para nomear o novo continente descoberto.
ResponderExcluirPâmela Marques R. Reis 306
Porque o processo de globalização iniciou-se com as grandes navegações, que procuravam terras desconhecidas para aumentar o seu poder e imposição perante as outras metrópoles e com busca de novas tecnologias que facilitassem a navegação marítima. Essas “terras desconhecidas” seriam exploradas e colonizadas pelos então “descobridores” que inseriam a estas seus costumes de forma agressiva. Os produtos que eram explorados seriam vendidos a outros países, e estes receberiam os mesmos através do mar, já que este era o meio de transporte mais rápido, em contrapartida era inseguro por causa da falta de tecnologia da época. Por isso foi preciso desenvolver instrumentos que contribuíssem com a navegação, e então, foram criados a bússola e o astrolábio. Estes instrumentos ajudavam na localização, evitando o desvio de rotas. Aliás, foi graças à um desses desvios, que o nosso país foi “descoberto, não por Colombo, mas por Cabral.
ResponderExcluirMas, o processo de globalização foi muito lento até a Revolução Industrial em meados do séc. XVIII que ocorreu por uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. E o capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
Foi no capitalismo que o mundo tornou-se definitivamente “globalizado”. Naquela época, já se era necessária a exportação e importação de produtos que eram levados através de navios, pelos mares. Hoje, também precisamos das exportações e importações, também navegamos, porém em outros mares, nos “mares”da internet. Hoje, compramos, viajamos o mundo sem sequer, sair de casa. E isso é a globalização, o mundo interligado. Um lugar depende do outro, uma economia depende da outra. Um grande exemplo disso é a crise imobiliária dos EUA iniciada em 2008 que afetou não só o setor imobiliário americano , como vários setores desse e muitos outros países.
Clemer Priscilla F. Otero 301
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
ResponderExcluirPriscilla Santana-305
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
ResponderExcluirPriscilla Cristina C. Santana-305
A globalização atravessou três grandes eras. A primeira delas se estendeu de 1492 - quando Cristóvão Colombo embarcou ,na Era dos Descobrimentos, inaugurando o comércio entre o Velho e o Novo Mundo, este período foi até 1800. Esta foi chamada de Primeira Globalização, que reduziu o tamanho do mundo de grande para médio e envolveu basicamente países e esforços individuais. A força dinâmica por trás do processo de integração global, era a potência muscular (a quantidade de força física, a quantidade de cavalos-vapor, a quantidade de ventos) que o país possuía e a criatividade com que a empregava. Nesta etapa o pouco conhecimento era passado a uma elite privilegiada e as condições de registro, manipulação e tráfego das informações eram deficitárias. Globalização é um termo que foi criado na administração de
ResponderExcluirBill Clinton usou o termo globalização para descrever as relações entre governos e grandes empresas. Mas o que está acontecendo hoje é um fenômeno muito mais amplo e profundo. Determinados empregos agora se dão no ciberespaço, profissionais agora colaboram com outros nos confins do planeta, produtos são gerados ao mesmo tempo em diversos lugares.
Carla Cristina A. Menezes - Turma 306
A globalização começou desde a época dos Descobrimentos, mas realmente se desenvlveu com a Revolução Industrial, onde gerou vários benefícios comomelhoria em transportes, telecomunicações, entre outros fatores. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso pode,os perceber forte influência capitalista. Pode-se perceber que a Globalização tem como finalidade 'abrir e descobrir' novos caminhos. Na época dos Descobrimentos foi assim, serviu para descobrimento de novos povos e culturas, além de terem possibilitado o desenvolvimento de tecnologias de navegação, Influenciou diretamente o comércio.
ResponderExcluirRaphael Vinicius 301
Mariana damasceno 305
ResponderExcluirChama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está ficando menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam sabendo no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro).
Você vê hoje uma indústria de automóveis que fabrica um mesmo modelo de carro em montadoras de 3 países diferentes e os vende em outros 5 países. As empresas não ficam mais restritas a um país, seja como vendedora ou produtora.
Na maioria dos produto ate chegarem nas maos dos consumidores ele passa por muitos paises diferentes,cada um tem sua funçao!
Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
ResponderExcluirMas onde ela começou? Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica. Mas foi na Época de Colombo que iniciou-se quando ele começou a navegar surgiram Descobrimentos de novos povos e culturas, além de terem possibilitado o desenvolvimento de tecnologias de navegação como a bússola , descobriram a cartografia,e com isso, influenciou o processo
de globalização.
Lucas Brawlyo P. Vieira 301 :D
Luciana S. Prado 301
ResponderExcluirA globalização é um processo que vivemos hoje e que teve início há mais tempo,devido a Cristovão Colombo que iníciou tudo isso com as suas viagens em busca de riquezas e especiarias.Essa globalização só pode ocorrer graças a necessidade do comércio, do capitalismo e dos meios de transporte que surgiram naquela época, como as caravelas, e a partir daí começando a surgir mais meios de transporte com uma maior tecnologia e uma maior necessidade de comunicação e aproximação das pessoas.
Globalizaçao ,e um processo que envolve tudo aquilo que esta relacionado com a sociedade ,politicos,culturais e economicos.A globalizaçao esta em todo o momento a cada dia,mes, ano que passa ela continua evoluindo isso nao para nunca todo mundo quer conhecer coisas novas,descobrir criar , sempre buscando superar seus proprios recordes , isso tudo faz com que haja uma expansao capitalista muito grande onde todos os paises principalmente os desenvolvidos participam ,ou seja globalizaçao e tudo aquilo que nos envolve.
ResponderExcluirThiago Martins 303
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBem, a globalização existe á muito tempo em nossa sociedade, desde as grandes navegações quando os povos mais "ricos" predominavam sobre os mais pobres, a procura de novas terrras para expandir, seu poderio comercial, e até mesmo bélico. A globalização nos dias de hoje não se dá apenas em um único setor, ela abrange toda nossa sociedade: Na Educação, Saúde, Tecnologias cada dia mais e mais evoluidas e na politica também !
ResponderExcluira globalização permite que nós nos comuniquemos hoje com uma velocidade impressionante, o que antigamente era impossivel. Ela está presente no nosso dia-a-dia crescendo impressionantemente.
enfim... A globalização é o desenvolvimento,
completo e absoluto em todas as áreas do mundo de hoje.
Márcio Guilherme - 305
Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão. As fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países
ResponderExcluirCristóvão Colombo, ao desafiar o desconhecido em busca de especiarias, acabou descobrindo um "novo mundo", com novos povos e culturas totalmente diferentes. Os europeus interligaram esses dois mundos, trazendo sua cultura para as terras recém-descobertas. Assim, os oceanos e o medo de arriscar deixaram de ser um impedimento para que cada vez houvessem mais descobertas e mais contato entre as terras do ocidente com o oriente.
ResponderExcluirHoje, as culturas e pessoas do mundo inteiro estão interligadas, podendo realizar comércio e trocar informações em questão de instantes com pessoas de todas as partes do planeta.
Lídia F. Chaves - 304
Globalização é o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas. O ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais. Os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação - telefones, computadores e televisão.
ResponderExcluirAs fontes de informação também se uniformizam devido ao alcance mundial e à crescente popularização dos canais de televisão por assinatura e da Internet. Isso faz com que os desdobramentos da globalização ultrapassem os limites da economia e comecem a provocar uma certa homogeneização cultural entre os países.
- A globalização é um fenômeno capitalista e complexo que começou na época dos Descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Mas o seu conteúdo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalização como resultado do pós Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revolução Tecnológica.
Sua origem pode ser traçada do período mercantilista iniciado aproximadamente no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluia várias edições diárias de O Repórter Esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.
Graciane / 302
Letícia Cristina 303
ResponderExcluirGlobalização é um processo econômico e social que vivenciamos hoje.Ele estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.Através deste processo,as pessoas,os governos e as empresas trocam idéias,realizam transações financeiras e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
A principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais.Junta-se a isso a grande revolução tecnológica com o uso cada vez maior de telefones,computadores e televisão e a uniformidade das informações com o surgimento e a explosão da internet e dos canais de televisão por assinatura.
Cínthia Nunes - 304
ResponderExcluirÉ a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.
Cínthia Nunes - 304
ResponderExcluirÉ a interligação do mundo. No século XX, surgiram novas tecnologias, como a internet que permite a troca rápida de informações entre pessoas de todas as partes do planeta. O que acontece na globalização é a invasão de mercadorias, serviços, tecnologias, pessoas, etc., de várias partes do mundo em diversos lugares e vise e versa.
A globalização é um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que pretende a integração do mundo e do pensamento em um só mercado. A idéia da globalização é conseqüência da velocidade com que, cada vez mais, as informações são processadas.Apesar de a globalização uniformizar o pensamento, ela também o diferencia por sublinhar as características regionais e não deixar dúvidas, nos consumidores, de que aqueles que não detêm tecnologia estão excluídos do grande sistema que pretende gerar um pensamento universal. Porém, ainda é cedo para avaliar as conseqüências que esta interação terá sobre as culturas nacionais, principalmente nas dos países do terceiro mundo. Mas já se sabe que a vida humana globalizada está criando uma , uma nova forma de pensamento e nas novas gerações, uma posição mais compreensiva diante de outras maneiras de ser e viver.
ResponderExcluirEste é meu conceito sobre GLOBALIZAÇÃO.
-----FIM ----
Vários historiadores afirmam que o processo de globalização teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas européias durante o período. Este período viu grande aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes, particularmente nas novas colônias européias.
ResponderExcluirMatheus Santiago Miranda Marciel - Turma: 301
Colombo pode ser considerado um iniciante da globalização sim, pois atraves das grandes navegações que ele iniciou,durante essas navegações ele utilizou diversos instrumentos derivados de outros países, e passou ao 'descobrimento' de novas terras, começando assim diminuir distâncias e interligar os 4 cantos do planeta.
ResponderExcluirLaiz Rodrigues 302
Colombo pode ser considerado o precursor da globalizacao devido as grandes navegacoes realizadas durante a época do descobrimento das novas terras. Para que isso ocorre, durante as grandes navegacoes, foi necessária a utilizacao de tecnologias de outra países, como a pólvora, a bússola e o papel. Invencoes chinenas estas que facilitaram e deram mais seguranca e confianca ao enfrentar o desconhecido. A globalizacao se insere nisto como uma forma de interligacao do mundo, diminuindo as fronteiras com os diversos tipos de desenvolvimento nas mais variadas áreas.
ResponderExcluirCom as grandes navegações, iniciadas por Colombo, o que havia de novo, mais moderno e mais ultilizado, foi levado as terras descobertas, iniciando-se assim uma interligação entre a Europa e o "novo mundo".
ResponderExcluirGeralda Cristina Plais - 306